sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Vitor Martins - Cabeça de Lista à Câmara Municipal - Apresentação Pública





Cabeça de Lista à Câmara Municipal  de Nisa 


Vitor Martins 

Biblioteca Municipal de Nisa – 4 de Agosto de 2017



Em primeiro lugar, quero agradecer a presença de todos quantos estão nesta sessão pública de apresentação da candidatura da CDU às eleições autárquicas do próximo dia 1 de outubro.


As minhas primeiras palavras vão para a população deste concelho que nos últimos dias sofreu a angústia de ver consumir pelo fogo o trabalho de uma vida.
Foram mais de 6 mil hectares ardidos onde o olival, o sobro e outras espécies autóctones sucumbiram à voracidade das chamas. Foi um desastre ecológico para este território do município de Nisa. A todos os que ajudaram a minimizar a dimensão da tragédia, muito obrigado!

Endereço agora um agradecimento à Mandatária Concelhia, Esmeralda Almeida e ao Mandatário Distrital, Fernando Carmosino, membro do Comité Central do PCP. Endereço também um agradecimento muito especial aos candidatos que estão comigo neste projeto, pela sua dedicação, competência e coragem. Permitam-me que saúde todos que, comigo, no actual mandato, fazem parte do grupo da CDU na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e nas Freguesias de Alpalhão, Montalvão, Santana, São Matias, Tolosa, União de Freguesias de Arez e Amieira do Tejo e União de Freguesias de Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão.

Saúdo todos os autarcas aqui presentes, a representante do Partido Ecologista «Os Verdes», Manuela Cunha, da Comissão executiva Nacional, Rogério Duarte, Membro do Comité Central do PCP e responsável pela DORPOR e o Camarada Armindo Miranda, membro da Comissão Política do PCP.

[…]
Estou na política com o mesmo sentimento que me caracteriza e que me tem caracterizado ao longo da vida. Sempre que alguém solicita a minha ajuda, o meu apoio ou o meu contributo, faço-o, dentro das minhas possibilidades, sem qualquer restrição.
Assumo esta tarefa pelo dever de pôr ao serviço do nosso Concelho a experiência adquirida a nível profissional e por considerar que reúno as competências pessoais e profissionais indispensáveis à governação do Município. Na política, como na nossa vida pessoal, temos que olhar para a Sociedade como um todo, sem discriminar.
É também por esta razão que aceitei ser candidato!
Quero um Concelho onde a igualdade impere!
Quero um Concelho onde todos sejam respeitados!
Quero um Concelho onde todas as Freguesias e as suas gentes sejam valorizadas!
Quero um Concelho com Passado, Presente e Futuro!
Com trabalho, Honestidade e Competência, a CDU tem provas dadas na gestão do poder autárquico, e é a CDU quem mais tem contribuído para o futuro das nossas populações.

[…]
É verdade! Já passaram 4 anos …
E o que é que nós temos? Uma mão cheia de obras e outra cheia nada!
As obras são importantes, as entradas das vilas são importantes, as ruas remodeladas são importantes, as flores são bonitas! Mas o mais importante, o mais importante são as pessoas, o trabalho, o respeito pelos outros, o bom relacionamento Institucional e a igualdade.

E eu pergunto:
Passados estes 4 anos… Que opções estratégicas de desenvolvimento económico foram definidas para o Concelho de Nisa?
Que investimentos estruturantes foram realizadas e quantos postos de trabalho foram criados?
Quantas candidaturas temos aprovadas no âmbito do Portugal 2020?
Que iniciativas para o crescimento de um turismo sustentável, com ações socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas, que atendam  as necessidades económicas, sociais e ecológicas do nosso território?

Passados estes 4 anos… onde está a ETAPRONI?
Perdemos 180 alunos e mais de 40 postos de trabalho mas, num concelho ao lado, o curso de termalismo funciona, com aulas práticas nas termas de outro concelho vizinho, com professores e alunos do Concelho de Nisa!

Passados estes 4 anos… como estão as nossas Termas?
Em 2013 tivemos 1800 aquistas, hoje quantos temos? Chegamos a 200?!

Vejamos que o concelho de Nisa perdeu desde 31 de dezembro de 2013 até 15 de junho 2017, 571 eleitores!
Passados estes 4 anos… os desafios que se colocam aos territórios do interior não são novos, mas a forma como os enfrentarmos tem de ser proativa. Temos de ir à procura das respostas, atrair investidores, conquistar parcerias dentro e fora do município, aqui e além-fronteiras!
Cabe a cada autarca, cabe-nos a nós, contrariar esta tendência!

[…]
Esta candidatura propõe-se agarrar o futuro! Integra homens e mulheres do nosso Concelho, com provas dadas de cidadania e de reconhecida competência nas suas áreas profissionais.
Esta equipa é constituída por pessoas das mais variadas áreas de formação e saberes, de diferentes gerações. Vamos dar esperança à nossa gente, construir uma obra, respeitar cada um de vós e construir um futuro melhor onde todos são chamados a participar.
Tenho consciência de que a tarefa não será fácil, pois vivemos, de facto, um período de muitas incertezas, mas temos a obrigação de
· defender a qualidade de vida das pessoas;
· dar oportunidades aos nossos jovens;
· apoiar os mais idosos;
· cooperar com todas as Associações e Instituições;
. cooperar com todos os Empresários, com todos os que aqui querem investir e dão    emprego às pessoas deste Concelho;
·  valorizar e respeitar os trabalhadores do Município;
.  reconstruir socialmente este concelho!


[…]
A diversidade cultural do concelho tem de ser preservada e levada ao mundo:
- A nossa PAISAGEM CULTURAL marcada pela presença humana desde os tempos pré-históricos,

- A riqueza natural como o comprovam os amantes da natureza que percorrem os nossos percursos pedestres. A nossa gastronomia, o nosso artesanato, os nossos queijos e enchidos, o vinho, o mel…

- Vamos  apostar no nosso Complexo Termal da Fadagosa de Nisa  que temos visto definhar de ano para ano, à mercê da ausência de uma visão estratégica  impulsionadora de uma efetiva implantação no setor da saúde termal e bem-estar.
Eu pergunto: Se uma Junta de Freguesia (aqui bem perto de nós) tem capacidade para gerir umas Termas, o Município de Nisa não tem capacidade para gerir o Complexo Termal da Fadagosa de Nisa? 

- Vamos cooperar com as nossas Instituições Particulares de Solidariedade Social  pois, a par do excelente serviço que prestam aos nossos idosos e crianças, dão emprego direto a mais de 300 pessoas do Concelho.

[…]
Nisa, somos todos Nós!
Também quero dirigir uma palavra especial de homenagem às Mulheres!E em especial a todas as Mulheres que fazem parte das listas da CDU.
Nas nossas listas temos 45 de mulheres candidatas, a presidente da Assembleia Municipal, vice-presidente e 4 mulheres candidatas a presidentes nas juntas de freguesia.
Afirmo com toda a clareza, e sem equívocos, que esta candidatura da CDU é a melhor para o Concelho de Nisa.
E porque esta é uma candidatura de futuro mas também de afetos, quero dedicá-la à minha família que me apoiou nesta minha decisão (à Sónia, ao Francisco e ao Miguel).

 Viva o Concelho de Nisa! Viva a CDU!

Chamo para o meu lado, os efetivos e os suplentes, mas todos igualmente válidos e que se complementam nesta equipa global de múltiplas valências que consubstanciam esta candidatura à Câmara de Nisa:

• Maria de Fátima Dias, professora;
• Carlos Parreira, delegado comercial;
• Ana Andreia Maia, professora;
• Manuela Carrilho, professora;
• Lurdes Rijo, técnica Superior de Serviço Social;
• Pedro Carita, agente da proteção civil;
• Francisco São Pedro, aposentado;
• Hélder Dias, empresário;
• Raúl Brás, apicultor.
VIVA O CONCELHO DE NISA! VIVA A CDU!

Sem comentários:

Enviar um comentário