sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Lurdes Bento - Cabeça de Lista à Assembleia Municipal - Apresentação pública





Discurso da cabeça de lista à Assembleia Municipal de Nisa 
Lurdes Bento 
Biblioteca Municipal de Nisa – 4 de Agosto de 2017



Quero começar por saudar e agradecer a vossa presença aqui na apresentação da CDU Nisa às eleições autárquicas 2017.

Provavelmente, muitos de vós, desde a divulgação dos cabeças de lista à Câmara Municipal e Assembleia Municipal ter-se-ão questionado quanto à razão dessa escolha ter recaído em mim que não tenho qualquer experiência política, nem filiação partidária.
A CDU de Nisa endereçou-me o convite para integrar as suas listas, o qual muito me honrou, e se considerou que posso ser útil neste desiderato, visando sempre a promoção e salvaguarda dos interesses das nossas populações, eu respondo: PRESENTE!

Sabeis que não sou natural de Nisa. Vivo em Arez há 21 anos e sou docente no Agrupamento de Escolas de Nisa há 23 anos. Vivo Nisa e sinto Nisa como se fosse a minha terra natal. Aqui constitui família, os meus três filhos são naturais do concelho, registados na então freguesia de Arez. Em Nisa frequentaram o infantário e as duas mais velhas fizeram todo o seu percurso escolar, o mais novo vai iniciar o ensino secundário no Agrupamento de Escolas.

Escolhi este concelho para viver porque estava cansada do reboliço da cidade grande e também porque queria dar qualidade de vida aos meus filhos. Mas também porque Nisa esta “terra bordada de encantos” e as suas gentes conquistaram o meu coração.

[…]

Porquê iniciar esta participação em termos políticos, no projeto da CDU?

Não tendo filiação partidária, consigo avaliar objetivamente o trabalho desenvolvido pelas diferentes forças políticas no nosso Concelho. Posso afirmar que o trabalho desenvolvido pela CDU de Nisa, nos diferentes órgãos de poder a nível concelhio, vai ao encontro da minha maneira de ser e de pensar, da minha maneira de estar na vida!

As listas da CDU integram pessoas com quem já tive o privilégio de trabalhar em diferentes momentos da minha vida profissional e outros de reconhecido mérito, em diversas áreas. Estas são razões que me dão a garantia de que todos, em conjunto, e cada um com diferentes saberes profissionais, iremos exercer as funções para as quais seremos eleitos, com Trabalho, Honestidade e Competência.

[…]
Como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Nisa, órgão, por excelência, onde o debate de ideias e o contraditório devem assumir a sua expressão mais viva e consistente  sinto o dever e a responsabilidade de observar e reproduzir os princípios e regras que a Lei e o Regimento elaborado pela Assembleia determinam, no respeito pelos limites da ética e da intervenção política aceitáveis, em democracia.
Temos a obrigação de, através do nosso exemplo, contribuir de forma inequívoca para a aproximação entre os eleitos e os eleitores que, legitimamente, aspiram e exigem de nós o estrito cumprimento dos nossos deveres e a dignificação dos cargos e funções que nos confiaram.
À crispação responderei com diálogo. Esperem de mim a condução do equilíbrio nas análises que conduzam à tomada de decisões, garantindo a todos igualdade de direitos, de liberdades (de expressão e de pensamento) e de responsabilidades.

Agirei com desapego, com humildade e empenho, guiando-me pelo único objetivo que hoje me faz estar aqui: contribuir para a construção de um Concelho melhor e de um futuro mais justo e equitativo para os nossos jovens, para os nossos idosos, afinal, para os nossos munícipes de quem depende o desenvolvimento sustentável deste território.

[…]

A realidade é esta, meus amigos. Compete-nos a nós inverter a situação. Com o nosso Trabalho e a nossa Competência desenvolveremos um Concelho que ofereça condições aos nossos filhos para regressarem à terra que os viu nascer e aqui aplicarem as competências que adquiriram durante a sua formação.

No respeito pelos princípios cívicos que me levaram a aceitar este desafio, tudo farei para continuar a merecer a vossa Confiança, com inteiro sentido de dedicação à causa pública.

CONTEM COMIGO!

Sem comentários:

Enviar um comentário