Discurso da Mandatária para a Juventude - Adriana Bugalho – AUTARQUIAS 2017
Biblioteca Municipal de Nisa – 4 de Agosto de 2017
«Caros Amigos, Camaradas!
Antes de mais saudar-vos pela vossa presença hoje aqui, saudar também todos aqueles que aceitaram integrar este grande projecto, que é o projecto CDU e que têm contribuído, individual e coletivamente, para a transformação que queremos ver no nosso município.
Os tempos que temos vivido não são tempos fáceis, quer a nível local quer a nível nacional. Para os jovens, particularmente, são tempos de políticas que acentuam uma grande incerteza relativamente ao futuro. Tempos de políticas que mascaram os reais problemas que se sentem nas escolas e nos locais de trabalho.
A presença da juventude CDU, da JCP,à portas das escolas e dos locais de trabalho é hoje uma presença reconhecida pela sua dinâmica reivindicativa, pela sua disponibilidade em conhecer as problemáticas de cada contexto e ajudar à resolução das aspirações de todos aqueles que têm sentido na pele as consequências das políticas desastrosas das últimas décadas.
[…]
Defendemos ontem, defendemos hoje e defenderemos sempre:
- A participação democrática da juventude nas decisões políticas autárquicas, através da criação de espaços que permitam a discussão e a reflexão;
- A criação de programas culturais ligados à realidade e interesses da juventude;
- A criação e manutenção de equipamentos municipais destinados à cultura;
- O incentivo e apoio à prática desportiva;
- O direito a boas acessibilidades e mobilidade, bem como o direito à habitação e emprego;
- A valorização e apoio a associações juvenis que dinamizam as nossas freguesias e o nosso concelho!
- Lutaremos também contra a municipalização da educação, não permitindo que o Estado se desresponsabilize das suas funções sociais.
Podem estar certos de que estaremos sempre linha da frente, apoiando a luta da juventude e das populações, apoiando as suas justas reivindicações e defendo-as, em todos os espaços que pudermos, fazendo o melhor que sabemos.
As eleições autárquicas são exigentes e requerem muito trabalho individual e colectivo, trabalho de mobilização, de esclarecimento, de desmistificação, trabalho que é feito com a alegria e a força que nos caracteriza e que dá mote a estas autárquicas. “Em movimento por uma vida melhor!”, é o reflexo daquilo que somos e que construímos ao longo do tempo!
[…]
Saibam que não aceitamos nada pela metade. Não aceitamos um futuro sem direitos, sem horizonte. É por isso que hoje, como amanhã, apelamos e apelaremos à confiança na CDU! Confiança no trabalho honesto, competente.Confiança num projecto que reforça e renova a esperança numa vida melhor!Como dizia um cantor de intervenção que muito aprecio “Ninguém pode calar a voz da liberdade/ Ninguém pode vencer um povo que resiste!”. Resistiremos e Lutaremos. Sempre!
VIVA A CDU!
VIVA O CONCELHO DE NISA!»
Sem comentários:
Enviar um comentário